domingo, 25 de dezembro de 2011

Expectativas Profissionais Inclusivas


Há quase um ano formada em Sistemas de Informação, minhas expectativas profissionais vinham se afunilando.
Percebo que na maioria das vezes a proposta é que eu me adéqüe às funções e às instituições. Os movimentos inclusivos parecem privilegiar uma minoria da qual sinto não fazer parte. 
A dificuldade na fala e na escrita nunca me impediram de concretizar sonhos...  Hoje, estou admitida numa multinacional tenho – aos 36 anos – a primeira oportunidade de trabalhar na área na qual escolhi. Uma área na qual se abre um imenso leque de possibilidades, como a de T.I., presente hoje em todos os segmentos.
Me surpreendi com a maneira com que fui recebida na empresa, as iniciativas simples, que fizeram com que eu me sentisse a vontade no desempenho de minhas funções. O acolhimento, a preocupação de oferecer um ambiente acessível, comum à todos fazem com que as diferenças se tornem mínimas, imperceptíveis.
A perspectiva de desenvolver um trabalho com seriedade e competência era constantemente barrada por um exame médico ou um entrevistador despreparado –, pelo menos no que se diz respeito à pessoa com deficiência. Em momentos como esse o que menos importava era capacidade.
Construir uma carreira vitoriosa, ascendente, satisfatória é o objetivo de qualquer profissional, objetivo este não muda que não muda mesmo que eu use rodas ou me comunique através de sinais, construir um futuro digno superando limitações, obstáculos criados por mentes retrógadas, não podem impedir meu vôo. 
Expectativas mudam... Sonhos se transformam...
Eu quero crer que Inclusão não é mais que uma palavra usada por políticos, em seus longos discursos. Que ações inclusivas devem ser estendidas a todos e não apenas a uma minoria.
Quero crer que sou capaz de exercer funções de maneira competente, que posso aprimorar meus conhecimentos e vencer, não só os meus limites, mas também a visão limitada dos que me julgam incapaz.
Independente delas, sigo meu vôo, planando por terras desconhecidas, desbravando, conquistando, vencendo. Fechando o ano de 2011 com chave de ouro, Graças à Deus.

Um comentário: