sábado, 16 de julho de 2011

Vencedora...

O texto abaixo está na página de agradecimento da minha monografia. Como não houve tempo pessoa mais importante da ler, resolvi colocar aqui e mostrar amo essa criatura guerreira...

Meu nome é Fabiana, 35 anos, nasci com paralisia cerebral atáxica, causada pela falta de óxigenio no cérebro, devido a um parto de 25hs. No entanto, só foi diagnosticado tempos depois.  Até  os 4 anos não engatinhava, não sentava, não sustentava o peso da cabeça sobre os ombros, enfim, nem me
movimentava por vontade própria...


Por volta de 1983, já com quase 7 anos, passei um período de quase 1 ano como interna na AACD, onde fui alfabetizada. Saindo de lá,  tive dificuldade para ingressar em uma escola comum. Fui, então, encaminhada para uma APAE. Lá foi constatado que eu tinha condições plenas de frequentar uma escola comum.


A partir dai as lutas diárias se intensificaram.
Em agosto 1986, agora com 11 anos, fui à uma escola do bairro onde moro para me matricular no 3º ano primário. Barrada pelo Sr. Diretor, cujo argumento era que "minha presença atrapalharia o bom andamento da instituição", sempre  com o apoio e incentivo de minha mãe (que moveu céus e terras para que eu
tivesse a oportunidade de frequentar uma escola), ingressei  no 1º ano primário só no ano seguinte.


Já que era alfabetizada, passei a auxiliar a professora  em sala de aula. Acabei por fazer o 1º e o 2º ano em apenas 1 ano, indo para o 3º ano primário, e assim conclui todo o 1º Grau.


No ano de 1994, tive meu primeiro contato com o mundo digital. Uma bolsa de um ano para um Curso Integrado De Processamento De Dados na Microcamp, possibilitou o meu ingresso nesse meio, abrindo-me muitas portas.


Sete anos depois, já concluído o segundo grau, tive a oportunidade de fazer o primeiro curso técnico – Técnico em Informática (Ênfase em Programação Comercial) – no ano seguinte, outro curso – Técnico em Informática (Ênfase em Configuração De Redes), ambos no Colégio Politécnico De Sorocaba.


Desde então a tecnologia tem se tornado uma grande aliada. Uma ferramenta, me auxiliando de diversas maneiras, (locomoção, comunicação, nas atividades acadêmicas e diárias). Hoje, concluindo o Curso Universitário, percebo o quão importante foram as oportunidades que tive ao longo desses anos. Diante de tudo isso, acredito que, da mesma maneira que o conhecimento tecnológico e o uso da tecnologia, tem me auxiliado inúmeras maneiras possíveis e imagináveis, também poderia transformar a vida de muitas pessoas,
minimizando as limitações, encurtado distancias, ajudando a transpor obstáculos.


Para a grande maioria das pessoas, a tecnologia tem um papel secundário, como ferramenta de trabalho, opção de lazer. Mas para uma boa parte da população brasileira, essa mesma tecnologia pode fazer toda a diferença, auxiliando de forma essencial. Segundo dados do IBGE, cerca de 14,5% da população têm algum tipo de deficiência e para essas pessoas, a tecnologia tem um papel significativo, auxiliando nas tarefas cotidianas, na locomoção, na comunicação (seja ela verbal, audiovisual, escrita ou por meio da linguagem de sinais).


Durante uma pesquisa para um artigo para a faculdade foi que tomei conhecimento dos termos como Tecnologia Assistiva e audiodescrição. O recurso audiodescrição permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em cinema, teatro e programas de televisão.


Hoje, superando a dificuldade de fala e de locomoção, concluindo um curso universitário,  vejo o quanto foi importante, o apoio e o incentivo da pessoa mais importante dessa história. Aquela que me fez superar a mim mesma, que brigou e lutou ao meu meu lado, sem desistir (mesmo quando eu desistia), aquela à quem amo, respeito e admiro...  Minha mãe Fatima... de quem me orgulho de ser filha... exemplo de  força, mulher guerreira, que me ensinou a vencer a ser o que sou.


Gostaria compartilhar essas e tantas outras experiências com pessoas que, assim como eu e minha mãe, lutam diariamente para vencer obstáculos.


Pessoas que superam a si mesmas, que amam, lutam, surpreendem...

Um comentário:

  1. Pois é, Fabi: quem ama estimula o crescimento, porque o sucesso de quem amamos é nosso sucesso também!!! Parabéns, amiga: você é tão guerreira quanto sua mãe.
    Bjs, Cilena.

    ResponderExcluir