segunda-feira, 13 de abril de 2009


Para a grande maioria das pessoas, a tecnologia tem um papel secundário, como ferramenta de trabalho, opção de lazer. Mas para uma boa parte da população brasileira, essa mesma tecnologia pode fazer toda a diferença, auxiliando de forma essencial. Segundo dados do IBGE, cerca de 14,5% da população têm algum tipo de deficiência e para essas pessoas, a tecnologia tem um papel significativo, auxiliando nas tarefas cotidianas, na locomoção, na comunicação (seja ela verbal, audiovisual, escrita ou por meio da linguagem de sinais).
O tema acessibilidade muito mais abrangente. O que dizer, então da “acessibilidade na web”? As possibilidades temáticas são infinitas. Por isso é importante ressaltar o quão significativa pode ser a utilização das diversas tecnologias na vida de pessoas com alguma limitação física, mental, auditiva visual. Integrando, aproximando pessoas, exemplificando tipos de vida independente e de inserção social. Demonstrando como as questões relativas às pessoas com deficiência são tratadas, mostrando como é possível e necessário quebrar barreiras, preconceitos e paradigmas.
Durante uma pesquisa para um artigo para a faculdade foi que tomei conhecimento dos termos como Tecnologia Assistiva e audiodescrição. O recurso audiodescrição permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em cinema, teatro e programas de televisão.
Existe também um portal, onde estão disponíveis filmes com esse recurso. O BlindTube é um Portal de Entretenimento com Acessibilidade.
Em alguns países da Europa, esse recurso já está disponível da mesma forma que se usa a tecla SAP aqui no Brasil também nos aparelhos de televisão.
Segundo definição do site http://www.assistiva.com.br/, Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e conseqüentemente promover Vida Independente e Inclusão.

2 comentários:

  1. oi fabiana parabens adoramos viu muito bonita vc merece td de bom p vc amamos vc ta bju socorro e enoque

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabi aqui é Hudson e está de parabéns por este espaço e também pode contar comigo em suas pesquisas, acesse htpp://metaclave.ning.com

    ResponderExcluir