segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Quando Vamos Despertar da Alienação?

Sinto que a minha volta tudo parece não  se  encaixar  direito.
Nas raras vezes em que consigo ver o noticiário, vejo povos sendo perseguidos, mortos, tendo de escolher  entre ser assassinados em próprio país  ou morrer tentando fugir. Vejo desrespeito à vida, incapacidade de enxergar a dor alheia.
Afinal, é muito mais divertido falar da  vida alheia, da opção sexual do colega, julgar a religião  de um povo, do que se importar.
É mais fácil ignorar, fingir não ver, passar por cima, não fazer nada, ficarmos apáticos, sem reação alguma, deixar  que o caos reine, enfim.


É só eu ou alguém mais percebe algo errado?


Isso sem sem citar a total ausência da ética na entidades públicas, a impunidade, a apropriação daquilo  que  não nos pertence  (roubo)


A constância disso tudo faz com que - aos olhos de alguns - tudo isso seja normal. Esse é o fato mais  assustador.


Só consigo pensar numa palavra: Alienação.


O que é Alienação:
Alienação tem diversos significados, pode ser uma cessão de bens, transferência de domínio de algo ou uma perturbação mental.
A alienação é a diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar ou agir por si próprios.
Os indivíduos alienados não têm interesse em ouvir opiniões alheias, e apenas se preocupam com o que lhe interessa, por isso são pessoas alienadas.
Um indivíduo alienado pode ser também alguém que perdeu a razão, ou seja, que está louco.
Na psicologia, o termo alienação designa os conteúdos reprimidos da consciência e também os estados de despersonalização em que o sentimento e a consciência da realidade se encontram fortemente diminuídos.


Alienação na Filosofia
A filosofia do direito do século XVIII, abordava a alienação como a renunciação de algumas liberdades individuais a favor do Estado.
No sentido estritamente filosófico, entende-se por alienação o processo ou estado em que algo ou alguém é ou se converte num estranho para si próprio (distante, desconhecido, alheio, outro).
Alienação Social
A alienação social está relacionada com um estado mental do ser humano.
Neste estado mental, ele não compreende que é o formador da sociedade e da política, e aceita tudo sem questionar.
A alienação social incapacita o pensamento independente do ser humano, e ele passa a aceitar tudo como algo natural, racional ou divino.
Este tipo de alienação é considerado o oposto do pensamento crítico, por exemplo.


Os trechos acima, em minha  opinião, descrevem uma realidade próxima de todos. Descreve a manipulação da “Massa”, incapaz de pensar por si mesma, que se deixa moldar pela mídia do consumo, pela falta de conteúdo, por padrões irreais, valores distorcidos. Onde não se sabe por quê a verdade alheia incomoda mais  do que o caos social, intelectual.
Onde anda a autenticidade, os pensadores,  os contestadores,  os revolucionarios?
Desde quando nos conformamos com um Estado caótico paternalista?
Aceitamos as rédeas da padronização intelectual?

Precisamos despertar. Precisamos reaprender a sermos livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário