sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Testes.....

Rececebi um e-mail significaivo hoje, do Sr. Edmar Carvalho Jr., Presidente do CMPPD (Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência), o qual eu gostaria de dividir o conteúdo com vocês.



Serviços preparam pontos do Centro para testes de piso

Adival B. Pinto

Uma comissão vai apresentar um projeto técnico para a troca do piso
A Prefeitura de Sorocaba iniciou na manhã desta quinta-feira (20) a remoção do piso instalado em cinco áreas do Centro para que, na próxima semana, estes locais recebam dois tipos de revestimentos diferentes. Os materiais permanecerão cerca de 20 dias nesses pontos para testes. O período permitirá à população avaliar os revestimentos e opinar sobre o mais adequado a ser utilizado no projeto de substituição do piso em toda região central.
Uma comissão nomeada pela Prefeitura, formada por representantes do Poder Público e entidades, vem avaliando desde o mês de julho as alternativas para a troca dos 38 mil metros quadrados de piso em porcelanato, afixados durante a revitalização do Centro, ocorrida no ano de 2003.
Após análises técnicas de vários pisos, a comissão optou por modelos cimentício e ladrilho hidráulico, ambos fabricados em concreto. A escolha levou em conta os fatores de segurança dos pedestres, a aderência, a durabilidade, as intervenções na infraestrutura local e os custos de instalação e manutenção.
Os testes serão realizados em cinco pontos, considerados críticos por frequentadores do Centro: Bulevar Braguinha (esquina com a rua D. Pedro II); rua da Penha (cruzamento com a rua Padre Luiz); rua São Bento (em frente ao Correio); e rua XV de Novembro (no cruzamento com a rua Brigadeiro Tobias, altura da EM “Leonor Pinto Thomaz”).
O secretário de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) e coordenador da comissão, Wilson Unterkircher Filho, esclarece que os testes do piso servirão para a escolha do modelo quanto à segurança. “Os aspectos visuais, como coloração do piso e formas de disposição, serão avaliados posteriormente. Durante esta fase experimental, é importante que a população analise os materiais e opine, nos auxiliando neste processo”, explica.
A comissão vai apresentar um projeto técnico para a troca do piso. Ao todo, serão substituídos 44 mil metros quadrados de piso, incluindo a revitalização da Praça Ferreira Braga (Largo do Rosário). A comissão foi nomeada pelo prefeito Vitor Lippi para ouvir os diferentes segmentos da sociedade “com os objetivos de solucionar a questão, inclusive, adequando a região central às atuais normas de acessibilidade”.
A comissão é formada por representantes das secretarias de Obras e Infraestrutura Urbana, Habitação e Urbanismo e Transportes; Câmara Municipal; Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura; Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba; Associação Comercial de Sorocaba; Confederação das Indústrias do Estado de São Paulo; Associação Sorocabana de Imprensa; Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais; Conselho Municipal de Patrimônio Histórico de Sorocaba e Instituto dos Arquitetos do Brasil.

É bem verdade que ainda há muito o que se fazer na cidade, quanto a acessibilidade, mas estamos no rumo certo.

O transporte público já deu um grande passo adaptando linhas de ônibus que fazem a interligação entre os bairros, a cidade também conta com o sistema de Transporte especial, que auxilia pessoas com deficiência a se locomoverem. É claro que há ajustes à serem feitos, porém, comparada à muitas cidades, Sorocaba está "caminhando bem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário