sábado, 23 de julho de 2011

Paz...???

Creio que nos acostumamos a ver todos os dias nos noticiários a ausência da paz. Nos anestesiamos com tanta violência e começamos a nos acostumar com essa guerra urbana.


Conflitos armados entre sem-terras e jornalistas, guerra entre policia e traficantes, enfim.


A constante procura do homem pela paz já provocou tantos acontecimentos catastróficos. As batalhas em nome da paz já mataram milhões. Se procurarmos pela memória, há algum tempo atrás, a intervenção americana liderada por Bush, custou algumas centenas de milhares vidas – entre elas soldados, civis, crianças – tudo para derrubar um “ditador”, colocar o poder “nas mãos do povo”, garantir a paz no oriente. Garantir que as supostas armas químicas fossem destruídas – armas essas, que nunca existiram – guerreando por fins pacíficos.

Mas as contradições não param por aí. A história está cheia de fatos como esse, em que vidas se perdem e nações são destruídas por outras que hasteiam a alva bandeira da paz.


Diante desse contexto, vemos que a paz é um tema complexo, que não se resolve com demagogia barata, discursos calorosos, que nunca  resolvem nada, antes de fazer alguma alusão a paz, devemos observar a maneira com que  paz é constantemente usada como pretexto político e visualizar a real condição do mundo.

A paz mundial, a paz interior, a paz de espírito, a paz nos  morros, a paz nos estádios, a queremos tanto que guerreamos uns com os outros, com nos mesmo. 


Guerreamos  até mesmo com a natureza, queimando, desmatando, assoreando o leito dos rios, envenenando a vida aquática, ignorando  o Tratado de Kyoto, colocando espécies na lista de extinção, sem perceber que com isso extinguimos a nós mesmos

Apaziguar os ânimos do mundo e dos que vivem nele trata-se de uma missão quase impossível, afinal ambos estamos em constante conflito. O homem cometendo  crimes contra o meio ambiente, até  mesmo contra o  ar que o mantém vivo e a natureza respondendo com enchentes, mudanças climáticas.

O conceito de Paz abrange muito mais que fronteiras geográficas, territórios, religiosidade. Consiste na paz do espírito coletivo humano. Só haverá paz real no momento em que houver equilíbrio e respeito recíprocos. Enquanto o tema for usado como trampolim para o poder, o mundo perecerá. 


Há que se mudar a mentalidade pequena do homem. Fazer com que este enxergue o quanto é insignificante diante  da grandiosidade da perspectiva de um mundo em paz

Paz. Busca incessante que nos aflige a alma e nos tira a paz. 






Texto publicado na  4ª Coletânea do Sorocult.

domingo, 17 de julho de 2011

Reflexão... virtualizamos tudo!

Pensemos em revoluções.
Lembro-me ainda hoje das aulas de Geografia Política dadas pela D. Meire. Um dos assuntos preferidos dela eram as revoluções. As mudanças pelas quais o planeta tem passado, enfim, me lembro das aulas sobre a Revolução Industrial nas quais eu me perdia a imaginar os cenários austeros do Velho Mundo tão bem retratados nos filmes.
Recordo-me também do termo “ondas”. Era como nos referíamos às grandes revoluções. Naquele momento – no final da década 90 – falávamos muito no inicio da Terceira Grande Onda, a Revolução Tecnológica, que para mim era algo distante, utópico, coisas que me arremetiam às séries assistidas em minha infância, como Star Trek, Perdidos no Espaço.
A tal Globalização estava ainda no inicio. Para muitos era um cenário assustadoramente novo que se formava.
Contudo os televisores ainda eram os aparelhos mais populares. Eu ainda escrevia cartas datilografadas. Era chic ter uma Olivetti portátil.... aquela pequena, porém pesada maleta verde...
Ainda  não se falava em ”buling”, mas eu já havia sentido na pele. O uso das muletas e a voz “diferente” não haviam passado despercebidos no quinto ano do colégio.
Acessibilidade e inclusão ainda não eram moda. Afinal, Aline Moraes nem sonhava em Viver a Vida. Já eu, se quisesse assistir as aulas e terminar o Colegial, tinha de encarar dois lances de escada, e acreditem: era muito divertido. Os amigos se revezavam e eu os tive por perto até o dia da formatura.
Hoje a Revolução Tecnológica é uma realidade palpável com as redes sociais e a Globalização o mundo tornou-se uma pequena aldeia. Dispositivos portáteis nos acompanham diariamente, nos informando, interligando a vida das pessoas independentemente de classe sociais.
De certa forma, as pessoas se aproximaram, barreiras socioeconômicas e intercontinentais deixaram de ser intransponíveis. No entanto a solidão é um mal de nosso tempo...
O buling, presente nos noticiários e também no mundo digital, está virando caso de policia,
Nesse mundo onde a velocidade de conexão se confunde com a velocidade do tempo, virtualizamos tudo: as amizades, os sentimentos, as conquistas. Tornamo-nos reféns passivos de um mundo sem fronteiras. 

sábado, 16 de julho de 2011

Vencedora...

O texto abaixo está na página de agradecimento da minha monografia. Como não houve tempo pessoa mais importante da ler, resolvi colocar aqui e mostrar amo essa criatura guerreira...

Meu nome é Fabiana, 35 anos, nasci com paralisia cerebral atáxica, causada pela falta de óxigenio no cérebro, devido a um parto de 25hs. No entanto, só foi diagnosticado tempos depois.  Até  os 4 anos não engatinhava, não sentava, não sustentava o peso da cabeça sobre os ombros, enfim, nem me
movimentava por vontade própria...


Por volta de 1983, já com quase 7 anos, passei um período de quase 1 ano como interna na AACD, onde fui alfabetizada. Saindo de lá,  tive dificuldade para ingressar em uma escola comum. Fui, então, encaminhada para uma APAE. Lá foi constatado que eu tinha condições plenas de frequentar uma escola comum.


A partir dai as lutas diárias se intensificaram.
Em agosto 1986, agora com 11 anos, fui à uma escola do bairro onde moro para me matricular no 3º ano primário. Barrada pelo Sr. Diretor, cujo argumento era que "minha presença atrapalharia o bom andamento da instituição", sempre  com o apoio e incentivo de minha mãe (que moveu céus e terras para que eu
tivesse a oportunidade de frequentar uma escola), ingressei  no 1º ano primário só no ano seguinte.


Já que era alfabetizada, passei a auxiliar a professora  em sala de aula. Acabei por fazer o 1º e o 2º ano em apenas 1 ano, indo para o 3º ano primário, e assim conclui todo o 1º Grau.


No ano de 1994, tive meu primeiro contato com o mundo digital. Uma bolsa de um ano para um Curso Integrado De Processamento De Dados na Microcamp, possibilitou o meu ingresso nesse meio, abrindo-me muitas portas.


Sete anos depois, já concluído o segundo grau, tive a oportunidade de fazer o primeiro curso técnico – Técnico em Informática (Ênfase em Programação Comercial) – no ano seguinte, outro curso – Técnico em Informática (Ênfase em Configuração De Redes), ambos no Colégio Politécnico De Sorocaba.


Desde então a tecnologia tem se tornado uma grande aliada. Uma ferramenta, me auxiliando de diversas maneiras, (locomoção, comunicação, nas atividades acadêmicas e diárias). Hoje, concluindo o Curso Universitário, percebo o quão importante foram as oportunidades que tive ao longo desses anos. Diante de tudo isso, acredito que, da mesma maneira que o conhecimento tecnológico e o uso da tecnologia, tem me auxiliado inúmeras maneiras possíveis e imagináveis, também poderia transformar a vida de muitas pessoas,
minimizando as limitações, encurtado distancias, ajudando a transpor obstáculos.


Para a grande maioria das pessoas, a tecnologia tem um papel secundário, como ferramenta de trabalho, opção de lazer. Mas para uma boa parte da população brasileira, essa mesma tecnologia pode fazer toda a diferença, auxiliando de forma essencial. Segundo dados do IBGE, cerca de 14,5% da população têm algum tipo de deficiência e para essas pessoas, a tecnologia tem um papel significativo, auxiliando nas tarefas cotidianas, na locomoção, na comunicação (seja ela verbal, audiovisual, escrita ou por meio da linguagem de sinais).


Durante uma pesquisa para um artigo para a faculdade foi que tomei conhecimento dos termos como Tecnologia Assistiva e audiodescrição. O recurso audiodescrição permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em cinema, teatro e programas de televisão.


Hoje, superando a dificuldade de fala e de locomoção, concluindo um curso universitário,  vejo o quanto foi importante, o apoio e o incentivo da pessoa mais importante dessa história. Aquela que me fez superar a mim mesma, que brigou e lutou ao meu meu lado, sem desistir (mesmo quando eu desistia), aquela à quem amo, respeito e admiro...  Minha mãe Fatima... de quem me orgulho de ser filha... exemplo de  força, mulher guerreira, que me ensinou a vencer a ser o que sou.


Gostaria compartilhar essas e tantas outras experiências com pessoas que, assim como eu e minha mãe, lutam diariamente para vencer obstáculos.


Pessoas que superam a si mesmas, que amam, lutam, surpreendem...

sábado, 9 de julho de 2011

O que define um bom profissional?

Há ocasiões em que não dá para entender de que maneira se define um bom profissional.
O modo como o individuo desempenha determinada função? As ferramentas usadas em uma função?
O que define um bom profissional. caros leitores, são - ao meu ver - suas aptidões, capacidade de desenvolver, de finalizar, exercer suas funções de maneira satisfatória.
Mas, à título de ilustração, vejamos o seguinte perfil:
Formação Acadêmica:
GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO –  UNISO – CONCLUIDO EM DEZEMBRO DE 2010
MONTAGEM, MANUTENÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE COMPUTADORES.
Escola SENAI Gaspar Ricardo  - Carga Horária 80 Horas
TÉCNICO EM INFORMÁTICA - (Ênfase em Programação Comercial).
Colégio Politécnico De Sorocaba - Carga Horária 1000 Hs
TÉCNICO EM INFORMÁTICA - (Ênfase em Configuração De Redes).
Colégio Politécnico De Sorocaba - Carga Horária 1000 Hs
Minicurso de Delphi com Oracle de 23 a 28 de junho de 2008 – carga horária de 20Hs.
Integrado De Processamento De Dados – Microcamp –1994 a 1995
Conhecimentos Específicos:
Visual Basic, Delphi7, Netbeans 6.1, Turbo Pascal for Win, Noções de JAVA, Namo WebEditor, HTML, Noções de SQL, ORACLE 10g, LINUX, Ms-Dos, Office 97-2007, Windows 95-98-2000-XP-VISTA-SEVEN, Inglês Instrumental
Experiência Profissional
Engajamento na Pesquisa de Tecnologia Assistiva
ADERES – Associação dos Deficientes da Região de Sorocaba (trabalho voluntário).
Atuação no campo burocrático (documentação, elaboração de cartas, ofícios; Suporte Técnico) Elaboração, desenvolvimento e suporte de um site no período de um ano.
Colégio Politécnico De Sorocaba (Estágio)
Estágio nos laboratórios. No 2º Semestre de 2003 → Instalação De Sistemas Operacionais, Aplicativos, Utilitários. Monitoramento da rede/Estágio na coordenação de cursos. No 1º Semestre de 2003 → Elaboração de gráficos, Documentos, Pesquisa acadêmica.
Elaboração e desenvolvimento de um site de Segurança e Tecnologias Para Internet como Prática Profissional – ­2º Semestre de 2003.
Desenvolvimento, em DELPHI, de um software integrado, em equipe – CondSitst –, para ENTER Assessoria Contábil como Prática Profissional – ­2º Semestre de 2002.
Palestras e Eventos:
REATECH 2010 – 7ª Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade
REATECH 2009 – 6ª Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade
7º CONGRESSO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTIFICA CONIC – 23 e 24 de novembro de 2009
5º CONGRESSO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTIFICA COINT – 23 e 24 de novembro de 2009
VI SEMANA DE INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADDE DE SOROCABA- De 17 á 20 de abril/2006
Palestras de Apresentação de TCC 7º semestre SI – 18/04/2006
Palestras de Área de Recrutamento e Seleção na Gestão de RH – 19/04/2006
Palestras de Formação Profissional e o Mercado Linux – 19/04/2006
V SEMANA DE INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADDE DE SOROCABA- De 05 a 07 de outubro de 2005
Palestras de Oracle – lançamento do Oracle 10g e Delphi na Plataforma .Net – 05/10/2005.
Palestras de Microsoft .Net Segurança na Internet – WINDOWS x LINUX – 06/10/2005.
Palestras de Linux Show – Derrubando Barreiras – 07/10/2005.
Palestras de CSO – Cheif Security Office – Impacta São Paulo – Novembro de 2003
Palestras de Tecnologia Frame Relay – Jornal Cruzeiro Do Sul (Visita Técnica) – Novembro de 2003.
Palestras de Comunicação Visual – Colégio Politécnico De Sorocaba – 1º Semestre 2003
Palestra sobre ERP – Sorocaba Park Hotel – 1º Semestre de 2002.
2º Workshop De Informática – Colégio Politécnico De Sorocaba 2002
Palestras de Tecnologias para Internet – Net Sorocaba – 2002
3º ISA – The Instrumentation, Systems, and Automation Society – Show South America 2003
FENASOFT – 2002
COMDEX – Feira Internacional de Informática/Telecomunicação – 2002




O individuo em questão recebe via e-mail vagas que se encaixam perfeitamente ao perfil e ao tentar se candidatar á vaga recebe o aviso:  Esta vaga não está destinada à portadores de deficiência. Sugerimos que faça uma nova busca de vagas, a fim de localizar oportunidades mais adequadas ao seu perfil.

Caros leitores as funções da cargo eram de nível técnico, ou seja, inferior á Formação Acadêmica do individuo. Mas o que não fica  claro é quais seriam as "oportunidades mais adequadas ao perfil"? Sendo essa a primeira das muitas tentativas de candidatura de um cadeirante Graduado, competente e, mesmo assim,  fora do mercado de trabalho.
Então ,o que define um bom profissional. caros leitores - ao  menos neste caso -, não são suas aptidões, capacidade de desenvolver, de finalizar, exercer suas funções de maneira satisfatória. Não mesmo!!!