sexta-feira, 30 de julho de 2010

O Mercado da Tecnologia Assistiva

A educação inclusiva, a reinclusão de pessoas idosas, as empresas que empregam pessoas com deficiência, são exemplos de nichos de mercado que tem uma fatia de mercado fornecida por mais de 17 milhões de potenciais usuários.
A criação de alianças digitais com Universidades e Indústrias de Tecnologias, a promoção de fóruns anuais da indústria de tecnologias assistivas, eventos como a Reatech de São Paulo, são iniciativas que podem contribuir de maneira significativa para estimular o setor da indústria de TA no Brasil.
O tema é muito mais abrangente do que se pensa. Fatores como o envelhecimento da população mundial, tendência observada desde 1992, também contribuem para o crescimento da indústria de TA.
Em 1992, cerca de 7,9% da população com 60 anos ou mais, em 2008 passaram a ser 11,1%, mas o índice de crianças de até 9 anos, que representavam 22,1% dos brasileiros, há 17 anos, caiu para 15,5% em 2008.
Essa redução na população mais jovem e aumento do percentual de pessoas com idade mais avançada têm contribuído para o crescimento da demanda por equipamentos e assistência na próxima década. Segundo dados do Censo demográfico 2000, a população brasileira terá até 17% de idosos de em 2020.

Outro fator importante é o aumento dos casos de portadores de deficiência – como o aumento do tempo de vida dos indivíduos nas faixas etárias, pode ocorrer o crescimento das necessidades em utilizar equipamentos para deficiências.

Há também o fator referente à demanda crescente por qualidade de vida, esteja ela associada a modelos de proteção e seguridade social ou a planos privados.
O setor de TA no Brasil não tem informações estatísticas que possibilitem a caracterização da demanda e oferta desses segmentos. A carência de estudos e periódicos setoriais dificulta a identificação dos principais agentes com atuação no mercado interno, e também a caracterização do nível de investimentos em pesquisa e desenvolvimento do setor.

Outro nicho de mercado importante é o de roupas adaptadas. Esse mercado pode aquecer parte de uma indústria que conta com um público, que representa hoje 15% da população brasileira (cerca de 28 milhões de pessoas). Isso sem falar em adaptações em lojas, que ainda não dispõem de provadores adaptados.
Roupas com etiquetas em braile que indicam a cor e velcros em vez de zíper e botões, já existem no mercado, facilitando o dia-a-dia, dando maior autonomia e auto-estima de deficientes físicos e visuais.
Produtos dessa natureza viabilizam uma vida mais confortável, independente.

Outro segmento importante é o de produtos de acessibilidade ao computador, que facilitam a interatividade entre pessoas com dificuldades motoras e o mundo digital. O Teclado Colméia, consiste em um Conjunto composto de uma colméia de acrílico transparente incolor em chapa de 3 mm com furos de 16 mm coincidentes às teclas, e um teclado normal de computador na cor preta, com 108 teclas padrão ABNT-2, compatível com Windows/Linux.`

domingo, 25 de julho de 2010

Asas... Liberdade...


Sim, A Tecnologia Me Permite, Andar, Me Comunicar, Redigir este texto, Voar!!!!!
Mas há algo que tenta podar, não só as minhas asas...

Não!! Não falo de Acessibilidade, ou mesmo da ausência dela, não!!!
Tão pouco me refiro ao alto valor de equipamentos indispensáveis como cadeiras-de-rodas, próteses, que podem, hoje, custar mais ou ter o mesmo valor de uma moto...

Não, não é esse o ponto.

Refiro-me a algo velado, escondido detrás das cortinas de Hipocrisia, camuflado por discursos politicamente corretos, ações paternalistas que soam muito bem na mídia...
Algo presente nos pequenos comentários, nos pequenos questionamentos "Como?", "De que maneira?", "Você?"...

Refiro-me a algo não declarado... Não assumido... Nem aceitável!!!!

Algo que, mesmo com todo desenvolvimento tecnológico, ainda se faz presente...

Preconceito velado... não declarado... Não assumido... Nem aceitável!!!

"Época triste a nossa... é mais fácil quebrar um átomo do que o preconceito!"

Essa frase, dita por Albert Einstein, (físico e humanista alemão que viveu de14 de março 1879 à 18 de abril 1955), demonstra que a evolução humana e social não acompanha a tecnológica em pé de igualdade. E assim caminha a humanidade...

Contudo, ainda assim, minhas asas tornam a crescer, ainda maiores, mais fortes... para alçar vôos maiores.